#92 PODCAST D30: Elric e os 90 anos de Michael Moorcoock
“Haverá um louco com a intenção de tornar pesadelos em algo são e trocar o orgulho por dor?”, essa frase do livro A Fortaleza da Pérola, do brilhante escritor Michael Moorcoock, resume muito bem o conceito do personagem Elric de Melniboné, que é a maior criação do autor inglês e influencia muito do que surgiu na fantasia nos últimos 60 anos – sendo, inclusive, uma influência direta para o surgimento de Dungeons & Dragons!
E exatamente hoje, dia 18 de dezembro de 2019, esse genial senhor completa 90 anos!! E isso é mais que motivo para nos juntarmos para a gravação de um podcast falando um pouco sobre este nobre inglês e parte de sua obra, principalmente sobre Elric, de quem todos nós gostamos bastante. Michael Moorcock nasceu em Londres em 1939 e, de 1964 a 1980, editou a revista de fantasia e ficção New Worlds. Além disso, como bom artista, escreveu músicas em parceria com a banda Blue Öyster Cult e fez scripts para filmes e games. E não bastasse ser influência de D&D, ele ainda escreveu uma aventura para o épico RPG!!
Então acompanhe Camila Reinehr, Marcello Larcher, Thiago Rolim e eu – Janary Damacena, para mais um episódio divertido deste podcast, gravado durante um almoço super delícia preparado pelo Larcher 😉
“O destino jamais se pode contrariar. Se é que o destino existe, e os atos dos homens não são meras respostas aos atos de outros homens” – O Príncipe dos Dragões
Para escutar nosso podcast agora é so dar o play!
ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com. Também temos um grupo de Whatsapp, só pedir para entrar. E caso tenha interesse de fazer parte de nosso Discord clique aqui.
Para download, clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” no seguinte link: MP3. Para acrescentar nosso podcast na Apple é só seguir esse endereço, e agora estamos também no Spotify.
Um pouco do que falamos:
Daniel "Nerun" Rodrigues
Boa gostei! Michael Moorcock é foda! E sistema BRP é muito bom. Gostei do podcast, valeu!
Janary Damacena
Obrigado pelo comentário Daniel! O Moorcock é unanimidade aqui entre a galera do D30 – e olha que poucos autores tem esse status hahahaha Sobre o sistema BRP, eu particularmente acho bem legal, mais do que outros sistemas genéricos por aí kkkk
Maykel S. Braz
A maior parte do contato que tive com o Elric foi com quadrinhos. Navegante nos Mares do Destino e Elric (graphic globo).
Além disso, tb li o A Espada Diabólica, mas só li pq estava procurando especificamente por ele, a capa é muito feinha.
Todo o conteúdo é sensacional e, por si só já vale a leitura. Pra quem procura inspiração é leitura obrigatória.
Embora de um tempo diferente, tb gostaria de acrescentar à uma lista de referências diferenciadas: Robert Jordan (a melhor descrição de um druida do multiverso), Brandon Sanderson (Kaladin e Shardblade), Terry Brooks (Black Staff e tecnologia perdida) e Patrick Rothfuss (bardo e sistemas alternativos de magia).
Com Leiber foi a mesma coisa. Conheci por uma HQ desenha pelo Mignolia e agora estou lendo os contos (tem um pack de 8R$ no Kindle com vários) e preparando o bolso pros livros.
Por fim, enquanto ouvia a descrição de Elric feita por vocês, não pude deixar de perceber uma grande semelhança com Norrin Radd e seu povo. Deu vontade de ler um um crossover dos dois.
O podcast foi muito maneiro, galera. Parabéns e obrigado!!
Ps: coloquem os pods tb no deezer, por favor. 😛
Janary Damacena
Eae Maykel, blz? Obrigado pela sugestão e seus comentários! As HQs do Elric são legais e essas que sairma recentemente são muito bem trabalhadas, vale mesmo conferir esses trabalhos! Quanto aos livros, pra mim o primeiro (A espada Diabólica) é disparado o melhor. depois de ler fiquei pirado com as ideias do Moorcock, e olha que li décadas depois de lançado, o cara é realmente um gênio!
Dessas outras fontes de inspiração, todos são muito bons também só acho que o Sanderson poderia ser mais livre na escrita, acho que ele deixa muito do lado mórmon afetar as histórias, principalmente no quesito relações entre os personagens. Mas isso é apenas um detalhe, pois os livros que li dele são bem legais. Gosto muito do Rothfuss e suas descrições, a forma de escrever… Mas o que curto mesmo é o Leiber com Lankhmar e a dupla Fafhrd e Grey Mouse.
Vamos atrás de colocar o podcast no deezer, obrigado pela sugestão 😉