Now Reading: Um pouco sobre minis… (Parte II)

Loading
svg

Um pouco sobre minis… (Parte II)

E aí galera…

Conforme prometido na semana passada, darei continuidade a nossa conversa sobre miniaturas visando um maior entendimento, principalmente para aqueles que querem saber um pouco mais sobre esse viciante universo para jogos de RPG.

No artigo anterior eu trouxe algumas informações sobre as minis de RPG colecionáveis mais famosas, as D&D Miniatures. Contudo, deixei claro que estas são um tanto caras, o que inviabilizaria a compra para muitos de nós NERDS quebrados.

Além destas, temos uma nova opção lançada recentemente: as miniaturas de Pathfinder vendidas pela Paizo. Estas tem a mesma qualidade das de D&D (algumas são até melhores), a escala de tamanho é idêntica e o preço é mais em conta. O Pathfinder, apelidado de D&D 3.75, arrebanhou nos EUA uma legião de fãs insatisfeitos com a 4ª Edição e a Paizo aproveitando-se da má decisão (burrice?) da Wizards de cancelar a produção de D&D Miniatures começou a produzir sua própria linha.

Heróis icônicos do Pathfinder RPG

Mas hoje a minha proposta é falar um pouco das outras opções que temos no mercado, não só em questão de menores preços como também com relação a diferenças visuais.

Então vamos lá…

Quando comecei a jogar RPG ali por volta de 1993 (caracas, tô velho!!) lembro que já utilizava algumas miniaturas de chumbo nos meus jogos de RPG (do bom e velho GURPS). Essas miniaturas eram conseguidas quase que exclusivamente no exterior e algumas vinham com a marca da própria TSR (que na época era quem detinha os direitos do Dungeons & Dragons). Essas miniaturas, apesar de muito bem feitas, tinham 2 desvantagens: eram muito frágeis, pois o chumbo é um metal bem maleável, e todas eram  tóxicas. Isso mesmo!!! A gente jogava com miniaturas de chumbo que podiam causar câncer e matar por intoxicação…

Tínhamos que ter o maior cuidado de sempre lavar as mãos pois o chumbo é extremamente nocivo ao nosso organismo, e era um perigo se você manipulasse as miniaturas e depois colocasse a mão na boca. Hoje essas miniaturas estão proibidas no Brasil e em quase todo o mundo. Eu ainda possuo algumas lá em casa que posso mostrar caso alguém queira se intoxicar!!!

Apesar disso, ainda existem miniaturas de liga metálica, que na maioria das vezes é feita de ligas de cobre ou estanho. Nas miniaturas mais famosas, o Peltre – liga de estanho com cobre, chumbo e antimônio – é o material mais usado.

Um bom exemplo que temos de miniaturas de liga metálica são as recentes de Old Dragon.

Uma proposta genial da RedBox, essas miniaturas lembram muito as antigas de chumbo, só que sem problemas para a saúde e com acabamente melhor. O bacana dessas minis é que além de serem bonitas e bem acabadas, tem todo aquele estilo Old School. Essas tem um preço bom e são fáceis de conseguir (podem ser compradas tanto pela internet quanto em lojas especializadas. Se não me engano a loja Orgutal aqui de Brasília tem delas…)

Pra mim a única desvantagem é que ainda tem pouca variedade, o que limita um pouco o uso nos jogos. Seria interessante que eles lançassem miniaturas de outros tamanhos nesse estilo. Mas ainda assim são uma ótima opção pra quem quer começar a colecionar.

Miniaturas Old Dragon

Uma outra “marca” de miniaturas de liga metálica que vem fazendo sucesso no Brasil é a Kimeron Miniaturas.

Não estou recebendo “jabá” nem nada, mas cabe aqui fazer elogios em relação ao trabalho do cara que faz essas minis. Elas são muito bonitas, tem ótimo acabamento e o melhor de tudo tem um preço justo. Estas também podem ser adquiridas via internet ou na Orgutal também.

Kimeron Miniaturas

Uma marca super antiga, tradicional e de excelente qualidade é a Chainmail. Desde os primórdios do D&D que estas miniaturas eram o sonho de consumo dos jogadores. E foi através delas que se criou o hábito de pintar as miniaturas… A empresa ficou parada por uns tempos devido uma mudança na fabricação, tendo parado de fazer as minis de liga metálica e ter começa do a fabricar as mesmas em plástico. Os novos produtos não foram muito bem aceitos e a empresa foi abrigada a voltar às origens. Hoje as Chainmail são fabricadas em liga metálica, vêm sem pintura (nós é que temos que pintar) e a embalagem na qual elas vem,  tem inclusive o logo oficial do D&D 3.5.

Miniatura Chainmail depois de pintada

Se você quiser adquirí-las a Moonshadows ainda tem algumas pra venda com preços ótimos… Mas há muito mais opções em sites no exterior…

Se você é daqueles que curte mesmo miniaturas metálicas, há duas opções fodásticas se você está disposto a pagar mais caro. A Otherworld Miniatures e Reaper são o supra-sumo das miniaturas de metal. Os caras já tem anos de tradição e o acabamento e pintura de suas miniaturas são Fu… Ah deixa pra lá, confiram vocês mesmos …

20120128-103222.jpg

Otherworld Miniatures

20120128-103656.jpg

Reaper Miniatures

A Otherword fabrica também miniaturas em resina, sem pintura e de muito boa qualidade. Já a Reaper fabrica miniaturas licenciadas para vários cenários e jogos diferentes. A desvantagem é que se você quiser obtê-las, muito provavelmente terá que pedir do exterior pagando em dólar ou euro.

Por hoje é só, espero ter ajudado novamente a todos com um pouco mais de conhecimento sobre miniaturas de RPG. No nosso próximo artigo vamos falar um pouco sobre as miniaturas de papel, muito legais e com custo super reduzido.

Compartilhe:

Rafael Thomaz

Mestre desde os 10 anos de idade. Jogador quase nunca. RPG no Coração e Tormenta na veia...

svg
svg

What do you think?

It is nice to know your opinion. Leave a comment.

10 Comments:

  • césar/kimble

    fevereiro 1, 2012 / at 8:57 amsvgResponder

    Você poderia me indicar onde tem comprado as minis de Pathfinder tão em conta, que eu queria pegar alguns boosters?
    Pq sempre vejo os booster custando tanto ou mais do que os de D&D Miniatures, e as da Paizo trazem ainda menos minis (que lembro, uma ou duas por booster).

    • Rafael Thomaz

      fevereiro 1, 2012 / at 9:49 amsvgResponder

      Olha só no fórum d20miniaturas.com já tem muita gente vendendo miniaturas Pathfinder. Fora esses você pode encontrá-las em vários sites americanos especializados e em geral elas são sim mais baratas que as de D&D. Basta você ver, por exemplo, o preço do dragão negro de Enorme de Pathfinder e o preço do de D&D…

  • césar/kimble

    fevereiro 1, 2012 / at 10:22 amsvgResponder

    Nunca compro de fórum brasileiro de miniaturas, pq as pessoas aumentam o preço real a um valor exorbitante.
    Preços no Popular Collections:
    War of the Dragon Queen Black Dragon: 15 dólares
    Black Dragon de Pathfinder: 25 dólares

    Média de preços em outras lojas:
    Booster de Pathfinder médio (1 miniatura média OU 2 pequenas por booster): 4 dólares
    Booster da última coleção de D&D miniatures lançada (6 minis, uma é Huge): 17 dólares

    Ou seja, você está pagando, em média, 3-4 dólares por um mini de Pathfinder.
    O de D&D você paga menos de 3 dólares por mini, incluindo uma Huge no pacote (que normalmente custaria).

    Amigo, o post foi interessante, só quis apontar o engano quanto ao preço. Muita gente que nunca comprou as minis deles não sabe que só vem uma ou duas por booster, o que faz com que elas sejam mais caras.

    Eu achei engraçado o comentário pq não foi a primeira vez que eu vi alguém por aqui comentar isso, quando o pessoal lá de fora, mesmo entre os fãs de Path, reclamaram dos preços das minis.

    • Rafael Thomaz

      fevereiro 1, 2012 / at 10:41 amsvgResponder

      Veja bem César… fazer a comparação de preços dessa forma é muito relativo… Primeiro por que os Boosters de D&D tem preços diferentes dependendo da coleção. Segundo porque não é pelo fato de uma miniatura ser Huge que ela é valorizada em termos monetários. Terceiro por que você olhou apenas os preços fora do país e do booster completo, a que se analisar também o preço da miniatura avulsa. Quarto nos boosters de D&D as miniaturas eram aleatórias enquanto nos de Pathfinder você sabe o que está comprando… Então embora eu concorde com você que em alguns casos as minis de Pathfinder podem sair mais caras que as de D&D acho que no geral não são mais caras não. Dependendo da minitura de D&D, se for avulsa, uma mini de tamanho médio pode custar até 60 dólares. Eu ainda poderia citar o fato das minis de Pathfinder serem novidade. Ao meu ver temos que fazer comparação entre miniaturas similares…
      Mas na dúvida comprem a que acharem melhor. Mas opiniões são sempre benvindas.

    • Elio

      julho 22, 2022 / at 10:28 amsvgResponder

      As peças da coleção Old Dragon foram produzidas pela Kimeron Miniaturas tbm!

  • césar/kimble

    fevereiro 1, 2012 / at 10:59 amsvgResponder

    1) Os booster de Pathfinder são minis aleatórias. Você NÃO sabe o que vai encontrar;
    2) Os preços dos Boosters variam, com certeza. A maioria das lojas vendem os boosters antigos de D&D a preços ainda mais baratos;
    3) Uma mini Grande de Pathfinder custa mais caro que uma mini Huge de D&D, se você comprar as duas em boosters. Então, sai mais em conta comprar as de D&D;
    4) Existem minis avulsas em D&D que custam caro pq o jogo já tem alguns anos de existência e algumas das minis mais antigas são mais difíceis de encontrar. Pode ter certeza que as minis dos boosters dessa coleção inicial de Pathfinder vão estar ainda mais caras daqui a alguns anos.

  • Janary

    fevereiro 1, 2012 / at 11:00 amsvgResponder

    Excelente artigo! Muito bem escrito, informações relevantes aos jogadores e mestres, além de explicações interessantes e pouco usuais a respeito desse mundo dentro do RPG.

    Quanto à questão dos preços, acho que o intuito do artigo foi dar um panorama geral e introdutório sobre as minis, principalmente para iniciantes, não aprofundando na questão preço, pois essa sempre é muito relativa.

  • Rafael Thomaz

    fevereiro 1, 2012 / at 12:51 pmsvgResponder

    Olha só Cézar, a intenção do artigo realmente não foi gerar polêmica… Com relação a preços cada um que pesquise antes de comprar. Baseado na minha experiência em compra de minis (e eu nunca comprei um booster completo, só minis avulsas) eu acho as minis de pathfinder mais baratas. Um exemplo: http://paizo.com/products/btpy8qiu?Pathfinder-Battles-Heroes-Monsters-Skeleton
    Neste link tem esses esqueletinhos de Pathfinder que custam $3,00 uma miniatura de D&D similar o Skeleton Legionaire,custa em média $4,50 – $5,00 (pelo menos nos sites que eu consulto). Não estou querendo de forma nehuma colocar a minha verdade como absoluta. Se você achou que a informação do artigo está errada ou não serve pra você, desconsidere. O foco principal do artigo não era mesmo pra falar do preço das minis, e sim mostrar pra quem não conhece sobre minis (que não é o seu caso, pois vejo que conhece muito bem)as opções que temos. Mas assim independente do preço ser mais caro ou mais barato, agradeço seus esclarecimentos e se puder coloque os links dos sites que você compra. Isso ajudaria a mim e todos que querem comprar…
    Valeu.

    • césar/kimble

      fevereiro 1, 2012 / at 6:40 pmsvgResponder

      Cara, minha intenção também não era gerar polêmica, só corrigir uma informação. Infelizmente as pessoas divulgam muitas informações erradas por aqui sobre as minis da Path (que vem mais de uma mini por booster, que não são aleatórias, etc.) e isso acaba confundindo mais gente.
      Eu costumo viajar bastante, então consigo comprar a maioria das minhas minis fora, a um preço bom.
      Meus amigos que gostam de mini costumam comprar do Ebay. Aliás, algumas pessoas oferecem pacotes muito bons ali, a um preço muito mais em conta que você acha na maioria das lojas brasileiras.
      E uma alguns conhecidos compram no PopulaColletions.com, que tem um acervo bom de minis avulsas.
      Desculpe se a discussão acabou se alongando, eu gostei bastante deste teu post e do anterior sobre minis.
      Abraços e continua com o bom trabalho.

  • Emanuel Lopes de Araújo

    agosto 29, 2018 / at 6:59 pmsvgResponder

    Boa noite.

    Eu comprei umas miniaturas da Del Prado, dos soldados do Séc. XX e umas da Planeta De Agostini, sobre a Roma Antiga, e estou preocupado com o fato de o chumbo ser tóxico. Eu as mantenho em um nicho, com proteção de vidro e vedada nos quatro cantos, mas ainda assim fico com receio sobre intoxicação ou contaminação do local onde guardo, que é o mesmo onde me exercito na minha residência. Você saberia me informar se o fato de não haver manipulação constante evita a intoxicação e se há perigo de contaminar o aposento da minha casa onde ficam as miniaturas? Obrigado. Abraço fraterno.

Leave a reply

Loading
svg Hot Posts svg To Top
  • 1

    Um pouco sobre minis… (Parte II)

Quick Navigation