D30 fala do Livro do Jogador do novo D&D
Pouco a pouco nós estamos vendo quase tudo do novo Livro do Jogador de D&D que deve sair em 19 de agosto. Quase todo mundo que se importa já encomendou o seu, que sai por 40 dólares (R$ 92 já com envio e impostos de compra no cartão) na Amazon.
Mas o que nós já sabemos sobre ele? Que novas regras vamos ver? É disso que vou tentar falar um pouco. Mas já podemos começar pelo Básico, apesar de ter mais opções, o Players deve ser bem parecido com o Basic Rules, e isso foi mesmo dito pelos designers da nova edição. Na verdade, o texto do Básico foi quase todo retirado do PHB.
Mas o livro tem 312 páginas de regras, três vezes mais que as 106 do Basic. E o que podemos esperar nelas? Pra começar, feats! Eles mudaram bastante, não devem mais ser tão encadeados como na 3a edição, nem tão banais como na 4a, só um bônus de +1. Como no exemplo ali do Brigão da Taverna, um feat deve representar parte do seu personagem mesmo, tipo uma especialização ou uma definição, algo que ele é. Na 3a edição você podia até pensar nisso, mas só depois de pegar uma cadeia de uns 4-5 feats. Veja aqui uma lista completa dos novos feats.
Ainda que isso inclua apêndices e índices, esse será um Livro do Jogador na média das últimas edições. Eram 122 páginas na 1a Edição, 248 na 2a, 282 na 3a, e só na 3.5 ultrapassou, com 314 páginas, chegando a 315 na 4a. E a maioria das versões do D&D Next tinha 50 páginas de regras para personagens.
Claro que tem as regras novas de Background, que a Menina-Gato explicou, sempre com mais opções. São 8 páginas no Basic, e 22 no PHB. As regras de Inspiração são a parte nova que já conhecemos.
Também, além das classes clássicas (Guerreiro, Mago, Clérigo e Ladino) tem mais Monge, Ranger, Paladino, Bárbaro, Bardo, Sorcerer, Warlock, e Druida. Mesma coisa com as raças: Humano, Elfo, Anão e Halfling; e mais Half-Orc, Half-Elfo, Gnomo, Tiefling, e Dragonborn. As opões de classe, e uma série de especializações de classe já estão disponíveis.
Mas o lance mesmo é saber como vão ser as magias completas. Elas estão mais fortes no Basic, mas só tem 19 páginas delas, são 78 no Livro do Jogador. Certo, são menos que em outras edições. A 4a quase começou sem magias… os rituais ocupavam 19 páginas, menos que as 20 do Next. A 1a Edição tem 56 páginas de feitiços, mas a média vem desde a 2a com 106, 3a com 102, e a 3.5 com 107.
Uma razão para isso é que os feitiços são escalonáveis. Fireball é um feitiço que você pode fazer no terceiro nível, como sempre, mas também pode fazer ele de 4o, para dar mais dano. Dessa forma, você não precisa de um feitiço de fogo para cada nível, e sobra espaço. Vamos ver se isso representa mais feitiços…
Outra coisa que chamou atenção é um capítulo de inspiração literária. Mesmo nome do velho Apêndice N, de leituras educacionais e de inspiração que havia na primeira versão do Dungeon Máster Guide.
Isso e a parte sobre os planos e deuses, as explicações sobre os multiversos, esse índice tem um ar bem retrô. Vamos esperar para ver!
As páginas que já conhecemos do Livro do Jogador do novo D&D:
Pingback: Popular Woodworking Pdf – Health Care
Pingback: Guide To Woodworking Reddit – Legal Esclarin