Um Pouco Sobre Minis… (Parte III)
Salve galera!!!
Em primeiro lugar gostaria de começar agradecendo a receptividade que a série de artigos sobre miniaturas teve do público. Pra mim também foi extremamente gratificante escrever sobre algo que eu adoro e poder compartilhar um pouco sobre este universo super bacana das miniaturas de RPG.
Nos dois artigos anteriores (Parte I e Parte II) nós falamos de alguns tipos de minis que você pode comprar pra dar início a sua coleção. Algumas mais caras outras mais baratas. Algumas mais fáceis de encontrar outras mais difíceis… Mas todas fabricadas em metal ou resina.
Hoje a proposta do artigo é trazer pra vocês um pouco sobre o tipo de miniaturas mais barato e fácil de adquirir: As Miniaturas de Papel.
É isso mesmo, embora os mais puritanos possam torcer o nariz quando se fala deste tipo simples de miniatura, as miniaturas de papel são uma solução prática, barata, fácil de se obter (ou de se fazer) e que você pode adaptar a qualquer jogo ou sistema.
Antes de falar sobre as opções que temos no mercado acho que é válido trazer pra vocês os tipos mais comuns de miniaturas de papel. E nesta parte eu faço um agradecimento e dou o crédito das informações abaixo ao meu amigo e mestre de minis de papel Tiago “Professor Alabarda” Hackbarth. As informações que passo eu aprendi com ele através dos seus ótimos artigos sobre miniaturas de papel. Segundo o mestre Alabarda, as miniaturas de papel podem ser dos seguintes tipos:
Counter: Uma ficha de papel com uma representação do PC/NPC. Do tamanho que ele ocupa na mesa.
Stand-up: Uma ficha de papel montada de forma a permanecer vertical, com uma ilustração do PC/NPC de frente e de costas.
Tri-fold: Uma ficha de papel montada no formato de um prisma triangular para permanecer vertical, com ilustração de três faces do personagem: Direita, esquerda e costas. Também podem ser chamadas A-Frame Stand-up e Tri-Fold Stand-up, respectivamente.
True Paperminis: Miniaturas de papel do tipo flat mas com frente e verso desenhadas em detalhes e com bordas seguindo os contornos do desenho. Este formato faz com que as miniaturas fiquem bem reais e muito bonitas na mesa de jogo.
2.5d: Modelo tridimensional simplificado. Ela não é simplesmente 2D por que a besta está em outro plano (em 3d com relação ao esqueleto) mas não é um modelo 3d por que não tem volume. É um modelo em que diferentes planos dão ilusão de volume.
Bom depois dessa aula do mestre Hackbarth, agora que vocês já conhecem os tipos de miniaturas de papel, então podemos começar.
Posso afirmar – segundo minha própria experiência – que uma grande época para as miniaturas de papel no Brasil, foi a década de 1990. Nesta época tivemos o lançamento que considero o melhor de todos na área de miniaturas de papel, o Heróis de Papel da Steve Jackson Games, publicado no Brasil pela Devir Editora. Era uma pack com várias folhas acartonadas repleto de centenas de miniaturas de todos os tipos. De heróis a monstros, hordas completas de inimigos e muitos props para usar em seu jogo. (oque são props? Isso é assunto pra um outro artigo). Pois bem, no Heróis de Papel bastava você recortar e montar as pecinhas e pronto: tinha praticamente tudo que precisava para rolar inúmeras aventuras de fantasia medieval. Era fantástico, e eu até hoje tenho as minhas. O problema é que é muito difícil (eu diria impossível) encontrar algum pra vender. Há quem diga que ele existe pra baixar na internet… Não estou aqui pra apoiar pirataria nem nada do tipo, contudo é um título que já saiu do mercado há muitos anos, não vai voltar e quase com certeza você não conseguirá comprar usado…
Outros dois itens um pouco mais antigos (que hoje são raríssimo) e que tínhamos na década de 90, eram as caixas de Hero Quest (produzida pela Estrela) e Dragon Quest (produzida pela Grow), que vinham repletas de miniaturas de papel do mesmo tipo das do suplemento anterior. Essas caixas eram o verdadeiro sonho de todo garoto RPGista…
Outro ótimo título publicado aqui pela editora Jambô, foi o Counter Collection. Um título super premiado nas terras gringas e que foi todo ilustrado pelo brasileiro Cláudio Pozas. O Counter Collection traz inúmeros counters com ilustrações super bonitas e extremamente práticas de se levar pra qualquer lugar.
Seguindo o mesmo padrão da One Monk, temos vários outros sites que vendem os seus packs de miniaturas a preços baratinhos. No final do artigo vou disponibilizar uma lista de links de sites pra vocês comprarem e outros pra vocês baixarem miniaturas de papel de graça.
Por último eu gostaria de destacar as miniaturas de Paper Craft em 3d. Essas são mais difíceis de encontrar e exigem um pouco mais de habilidade e esperiência de quem estiver disposto a fazê-las. Mas o resultado final… Dá só uma olhada:
césar/kimble
Ótima série. Me deu saudades da minha caixa de Dragon Quest também.