Que tal jogar Old Dragon com um Goblin?
“Calem a boca e escutem!” exclama Keermug, agitando seu cajado no ar enquanto espera os demais goblins se acalmarem e sentarem de volta na roda em torno do fogo. O velho xamã
olha para os céus escuros e anuviados, como se estivesse procurando por algo. Após alguns segundos, ele retoma:
“Hoje lutamos muito bem, derramando o sangue traiçoeiro, daqueles comedores de pedra, filhos de Durbal.” Ao pronunciar o nome do deus rival, o xamã cospe no cadáver de um dos
anões derrotados na sangrenta escaramuça. “Mais uma vez a força de Warwock se mostrou superior, e por isso, vamos beber em homenagem ao Pai Implacável!”
Com os dizeres acima começa o nosso mais novo review! Estamos falando do primeiro lançamento da UNZA RPG: o Suplemento para Old Dragon, “Goblins em Campanha”, de Rafael Beltrame com arte de Diego Madia.
Os goblins urram bravamente, enquanto Keermug termina de arrancar a cabeça do adversário caído no chão. Afinal, ele precisaria de um copo para saborear a vitória…
O livro em si é pequeno, são 31 páginas de leitura, incluindo uma aventura entitulada de “A grande fuga”. Como nosso intuito é mais fazermos uma apresentação em si do livro, decidi faze-lo pelos capítulos.
1. Goblins: Origens
Aqui vemos como Durbal (pai dos Anões) por pura inveja traiu Warwock (pai dos Goblins), neste capítulo é detalhada a origem e o motivo da rixa que existe entre ambas as raças.
2. Criação de Personagens
Mais algumas informações sobre características dos Goblins, bem como todos os passos para você criar seu Goblin para uma partida ou campanha de Old Dragon. Informações como atributos, dados de vida, características, pré-requisitos e pecularidades das classes possíveis (Guerreiro, Gatuno e Xamã), cada qual com seus devidos bônus e poderes. Tudo muito bem detalhado e de fácil entendimento.
3. Subindo de Nível
Como a vida de um goblin nunca é fácil, esse capítulo mostra o quanto a transição de um nível para outro é importante, não só para o jogador, mas para o papel do Goblin dentro da tribo de que faz parte. Achei muito legal essa parte pois poucos conseguem vislumbrar a glória que é para um grupo de Goblins vencer uma criatura de grande porte ou ter êxito numa missão.
4. As Tribos
Aqui temos mais informações sobre como funciona uma tribo Goblin, desde o papel do Rei e do Chefe da tribo, assim como os heróis e demais goblins. É bem bacana a ênfase no fato de que os goblins não são convardes, mas que, para sobreviver e ter sucesso nas suas missões, suas técnicas de ataque divergem um pouco das de outras raças. Existem também detalhes sobre como montar o nome de sua tribo, numa rolagem aleatória que fiz aqui ficou “Ferozes da Adaga de Osso”, bacana não? baseado no nome você pode montar alguma características que diferem uma tribo de outra
5. Equipamentos
Aqui temos detalhes sobre as armas, itens de proteção, entre outros usados por eles.
6. Campanhas
O Rafael nesse capítulo colocou algumas ideias para quem quizer fazer campanhas envolvendo goblins, prato cheio para os mestres!
7. A Grande Fuga Goblins
E para finalizar porque não jogar com um Goblin para conhecer realmente o que é ser um? A aventura tem 4 páginas e dá uma ideia bem legal do que é ser um Maldito Goblin!!!, opa RPG errado ehehehehe.
No mais é isso aí, fica a dica para quem quiser comprar o livro.
Quem é de Brasília pode encontrá-lo na Kingdom Comics no Conic, ou na Orgutal Casa de Jogos na Asa Norte, CLN 205, bloco A, loja 3, 2º andar.
Para os demais amigos, você também encontra o livro no site da UnzaRPG com o pdf por R$ 7,90, o impresso por R$ 19,90 e também é possível adquirir impresso + PDF por R$ 24,90. Para escolher qualquer uma das opções CLIQUE AQUI.
No mais forte abraço a todos e ate a próxima!
rafael beltrame
opa, muito legal o review! aguardem uma aventura gratuita em breve no site da Unza, com direito a regra nova para a fama dos clãs!